Secretário de agricultura de Colniza, técnico e vereadores participam de uma reunião sobre o cacau clonal em Juruena

Com o avanço das tecnologias a cada dia mais cresce o plantio e a procura do cacau clonal em Mato Grosso, e sabendo do potencial que o município de Colniza possui, na manhã desta terça-feira o técnico Agropecuário do município de Colniza Gilson de Oliveira e o novo Secretário de Agricultura Familiar Marco Aurélio de Velasco Teixeira, participaram juntamente com o vereador Oseia Pereira Guedes e o presidente da casa de leis Jesineison de Aguiar Brandão de uma reunião sobre o plantio do cacau clonal em Juruena.
O objetivo do encontro foi apresentar os consultores que irão ajudar a fazer o primeiro diagnóstico da cadeia do cacau no vale do Juruena, nos município de Juruena e Cotriguaçu, visando identificar o potencial da estruturação das cadeias da região conectadas com as metas do pacto regional PCI do Vale do Juruena que foi assinado em maio de 2018, estando em fase de implementação das metas desse pacto que foram definidas no ano passado em parceira com as equipes das prefeituras de Juruena e Cotriguaçu entre outros órgãos e entidades, que se uniram em prol da causa. Destacou Ivens Domingos um dos palestrantes.
Como no encontro também estaria presente o Superintendente da CEPLAC Cacildo Viana da Silva, os vereadores e os servidores da prefeitura de Colniza, optaram em ir participar da reunião e conversar com o Superintendente sobre o andamento do convênio entre o município de Colniza e a CEPLAC, que foi solicitado pelos vereadores durante a participação de um dia de Campo Especial sobre o cacau clonal em Jaru-Rondônia.
Sempre atencioso o superintendente da CEPLAC Cacildo Viana da Silva, falou no encontro de hoje das tecnologias desenvolvidas em prol dos produtores e se colocou à disposição de todos.
Em relação ao convênio de Colniza o mesmo explicou que a documentação já foi enviada a Brasília e que muito em breve será encaminhado para o município, para assinatura do prefeito, o mesmo ressaltou ainda que marcará uma data para vir ao município.
A inovação tecnológica que está sendo implantada pela CEPLAC no Estado é baseada na adoção de novas práticas de manejo por conta do cacau clonal, incluindo a conscientização dos agricultores quanto às vantagens de se optar pelo plantio do cacau clonal ao invés do cultivo tradicional. Isto levando em conta que, além de apresentarem baixos índices de defeitos agronômicos, as novas cultivares possuem características vantajosas porque são reproduzidas de forma assexuada. Pois as lavouras cacaueiras formadas por meio de mudas enxertadas permitem a uniformidade do plantio.
Apesar do convênio ainda não ter sido assinado, o município de Colniza já conta com uma quantidade satisfatória de mudas clonadas, sendo que os clones já vêm sendo fornecidos pela CEPLAC quando necessário.