Vereadores e técnico de Colniza representam o município em um Dia Especial Sobre Cacau Clonal em Rondônia

A expansão e revitalização da cacauicultura em Sistemas Agroflorestais (SAF) no estado de Rondônia e Mato Grosso necessitam de ações e práticas de assistências técnicas e extensão rural capazes de estimular o interesse na aplicação dos pacotes tecnológicos desenvolvidos por meio de variedades clonais, voltados para este setor.
E visando levar o conhecimento necessário e estimular a plantação ainda mais de cacau em Mato Grosso e Rondônia o Centro de Pesquisa e Extensão (CEPEX/SUROM) juntamente com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) decidiu realizar neste sábado dia 13 de abril, na Fazenda Vale do Escondido, no Distrito de Tarilândia, Município de Jaru (RO), um dia de Campo Especial, para a difusão intensiva das tecnologias desenvolvidas pelo CEPEX/SUROM, por meio da mostra de experiências exitosas e da explanação das linhas de créditos subsidiados pelos agentes financeiros responsáveis pela gestão desses recursos.
O evento contou com a parceria da Emater- Jaru, Idaron-Jaru, CEPLAC, Prefeitura Municipal de Jaru, e Secretaria de Estado de Planejamento Orçamento e Gestão SEPOG, Centro de Estudos Rio Terra, Visão Rural, Além da Casa da Lavoura, Boa Safra, Moto e Motores, Eletrobrax, Makita, SICOOB, Banco da Amazônia – BASA, e a participação de Instituições de Ensino Pesquisa e Extensão, Embrapa, IFRO Campus Ariquemes e Ji-Paraná, Escola Família Agrícola de Jaru – EFA, e os produtores de vários estados e cidades assim como também com autoridades políticas dentre elas prefeitos, Deputados Estaduais, Secretários Municipais de Agricultura, Vice-governador de Rondônia, e dos vereadores Jesineison de Aguiar Brandão e Oseia Pereira Guedes, que aceitaram o convite e foram representar o município de Colniza, juntamente com o técnico Agropecuário Gilson de Oliveira.
Na ocasião foi apresentado vários clones de cacau. A dinâmica de distribuição de aproximadamente oitocentas pessoas que passaram no evento, sendo separados em grupos de pessoas que foram encaminhadas a cada estação montada onde falaram sobre Clones, Pragas e Doenças, Nutrição do Solo, Fecundação, Irrigação e Plantio.
Na oportunidade os participantes puderam conhecer também o manejo correto na implantação de uma lavoura de cacau clonado, onde os mesmos, com o acompanhamento de técnicos da CEPLAC, tiraram suas dúvidas e saíram otimistas com a experiência adquirida durante o evento.
Segundo o vereador Oseia Pereira Guedes o objetivo principal da participação no evento, foi conferir de perto a tecnologia avançada do cacau clonal de diversas variedades e buscar uma parceria para que seja realizado um convenio junto a CEPLAC para que os produtores de Colniza, tenham essas tecnologias a seu dispor para implantação desta cultura em suas propriedades, tendo em vista que o município de Colniza, já possui o plantio do cacau comum e alguns produtores já estão desenvolvendo a atividade com o cacau clonal, necessitando apenas de mais incentivo e investimentos na área.
Para o técnico Gilson que vem auxiliando constantemente os produtores rurais em Colniza, o evento foi um verdadeiro sucesso pois de acordo com ele é fundamental que seja realizado um convênio da CEPLAC com o município, pois através dessa parceria muitos investimentos virão.
Já o presidente da casa de leis de Colniza, Jesineison de Aguiar Brandão, ressaltou que a CEPLAC vem introduzindo tecnologias modernas para melhoramento da produção e produtividade em várias regiões do brasil, e segundo ele com a vinda das novas tecnologias para o cultivo do Cacau em Rondônia e Mato Grosso, a medida irá fortalecer ainda mais a agricultura familiar nos municípios, pois além do café clonal que já vem dando ótimos resultados no município de Colniza, o cacau clonal também tem tudo para ser um sucesso.
Ao fazer uso da palavra o superintendente da CEPLAC Cacildo Viana da Silva, falou das tecnologias desenvolvidas em prol dos produtores e se colocou à disposição em ajudar a alavancar o plantio do cacau em todas as regiões interessadas no cultivo do cacau. O mesmo ressaltou ainda que com as novas tecnologias o cacau já está atingindo 500 arrobas por hectares tendo o potencial de aumentar ainda mais.
Na oportunidade a assessora do senador Wellington Fagundes de Mato Grosso Marina Raupp, que teve um papel fundamental no incentivo do plantio do cacau no estado, se fez presente no evento e se reuniu com os representantes de Colniza, e se comprometeu em levar as reivindicações ao senador, pois segundo ela uma das metas do senador é buscar meios de alavancar a agricultura familiar no estado de Mato Grosso.
O enceramento do evento foi com as boas vindas do Proprietário Cláudio Coimbra ou Cláudio da “Casa do Cacau” e demais autoridades presentes. Seguida de um grande almoço, e durante o evento os visitantes puderam visitar os Stands das Casas Comerciais e a os Empreendedores do ramo Cacaueiro, Associação das Mulheres Chocolateiras de Jaru e Região e Viveiro de Mudas Capixaba que trouxe algumas variedades de Clones de Cacau.
Participaram também do evento o prefeito de Cotriguaçu, vereadores e representantes de Alta Floresta.