Programa luz para todos é lançado em Colniza com sucesso

Através de uma parceria entre a Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, Eletronorte, Concessionária Energisa e ANEEL, serão viabilizados, até dezembro deste ano, 7.602 ligações de energia elétrica, em mais de 60 municípios, por meio do Programa Luz para Todos.
O objetivo é atender localidades rurais, que ainda não possuem energia, pois os recursos paras as obras estão sendo liberados pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia.
O município de Colniza, é um dos contemplados e na manhã deste sábado 17 de agosto, aconteceu o evento de lançamento do Sistema Interligado Nacional – SIN e da Eletrificação Rural no Programa Luz para todos.
O evento aconteceu no Vale do Salvação e contou com a presença do presidente da Energisa Riberto José Barbanera, representante da Eletronorte, da ANELL, do Comitê Gestor Everton (Bira), Deputado Federal Neri Geller, Bispo dom Neri, prefeito de Cotriguaçu Cotcharapa, prefeito de Colniza Jesineison de Aguiar Brandão, além também dos vereadores de Colniza e Cotriguaçu entre outras autoridades.
Ao fazer uso da palavra, várias autoridades presentes ressaltaram que Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e Energisa receberam várias cobranças do prefeito de Colniza e do vereador Siwal Santana Soares, além dos demais vereadores de Colniza, solicitando que o Programa Luz Para Todos contemplasse as áreas rurais do município.
Sendo que para viabilizar o programa, foram realizadas diversas reuniões em Cuiabá, em Colniza e em Brasília, e muitos trabalhos foram desenvolvidos. Neste período, foi apresentada à Aneel a possibilidade de antecipação do fundo para que as obras tivessem início o quanto antes em Colniza.
Ao conversar com nossa equipe o presidente da Energisa Riberto, nos explicou que em Colniza serão feitas logo de início aproximadamente 720 ligações, segundo ele com a liberação do fundo, a concessionária Energisa executará diversas obras no município. Entre as obras está a linha de transmissão 138 KV, entre Colniza e Aripuanã, além disso será construída uma nova subestação em Colniza, para interligação no sistema nacional. A Rede de Distribuição Rural já está em execução até o distrito de Guariba. Já foram iniciadas as obras no assentamento Capa Mansa, atendendo dez escolas nas comunidades do Vale do Salvação e Vila Rural Maguila, através do Programa Luz Para Todos. As obras de infraestrutura no município foram orçadas em torno de R$ 60 milhões. Os recursos serão investidos na linha de transmissão 138 KV e na sub estação para interligação ao sistema nacional, As obras são de suma importância para a região, pois vão contribuir com a geração de emprego e o desenvolvimento da região, garantiu o gestor.
Muito feliz com o início dos trabalhos o Deputado Federal Neri Geller, falou das dificuldades que os munícipes vêm passando em questão de estradas e regularização fundiária e se colocou à disposição de todos para juntos buscar uma Colniza melhor.
Na oportunidade tanto o prefeito de Colniza Jesineison de Aguiar Brandão como o presidente da casa de leis Jhonatan Bretas e demais vereadores do município falaram da importância da expansão da energia elétrica no município e agradeceram o empenho de todos.
Para tanto a concessionária Energisa executará diversas obras no município até 2021, sendo que nos anos de 2017 e 2018, o comitê gestor do Programa aprovou mais de dez mil ligações que estão sendo realizadas em três etapas e resultarão em um investimento de cerca de R$ 260 milhões. Mais de quatro mil obras já foram executadas, beneficiando vários municípios mato-grossenses com a implantação do sistema de energia.