Dinheiro economizado pela Câmara de Colniza é destinado para APAE na construção de um espaço de Equoterapia para atender pessoas com deficiência

Estes valores são recursos do orçamento que não são gastos totalmente durante o exercício e que obrigatoriamente devem retornar para a prefeitura, caso não seja gasto dentro do ano vigente.

A Câmara de Vereadores de Colniza, realizou nos últimos dias a devolução de R$ 39.444,06 ao Poder Executivo do município, e atendendo ao pedido dos vereadores o prefeito Jesineison de Aguiar Brandão enviou a casa de leis um projeto de Lei destinando o valor para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
O projeto foi aprovado por unanimidade entre os presentes em Sessão Extraordinária realizado nesta segunda-feira (30/12), inclusive com a presença do prefeito Brandão e do novo presidente da APAE Carlos Eduardo Pimenta, que assumirá a partir de janeiro.
Segundo os parlamentares ao final de cada ano as sobras devem ser devolvidas ao executivo, e este valor poderia ser utilizado, mas foi economizado durante o ano.
Os duodécimos são transferidos mensalmente pelo Poder Executivo, a fim de que a Câmara use os recursos para custeio, pagamento de salários e investimentos próprios, já que é um poder independente.
Muito feliz com a destinação do recurso o novo presidente da APAE, Carlos Eduardo Pimenta, agradeceu o prefeito e vereadores pela destinação do recurso, e de acordo com ele o valor será investido na construção de um espaço de Equoterapia, para os alunos.
Sendo que as atividades de equitação auxiliarão no tratamento complementar terapêutico e educacional, como também na reabilitação de pessoas com deficiência. Pois o tratamento utiliza uma técnica que consiste nos movimentos tridimensionais realizados pelo cavalo, o que estimula o equilíbrio e traz benefícios à saúde, como a coordenação motora e alongamento muscular.
Com a criação do espaço de Equoterapia serão beneficiadas várias pessoas do município de Colniza/MT, tendo em vista que a APAE atende atualmente em torno de cinquenta alunos cujas idades variam.
No entanto recentemente a administração municipal, juntamente com os vereadores, já realizaram a doação do terreno para a APAE, para que possa ser construído o espaço de Equoterapia,